Revista de Economia e Sociologia Rural
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Revista de Economia e Sociologia Rural

Sobre a Revista

A Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) (ISSN online 1806-9479 e ISSN impresso 0103-2003) é uma publicação científica online publicada pela Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (SOBER) em acesso aberto e avaliada por pares. Os trabalhos aceitos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) nos idiomas português, inglês e/ou espanhol, seguindo um modelo de publicação em fluxo contínuo, com trabalhos organizados em 4 edições anuais. A RESR cobra taxas de submissão e de publicação para cobrir custos de sistemas, de produção e de indexação.

Missão

A Revista de Economia e Sociologia Rural (RESR) tem por missão a difusão de resultados de pesquisas nas áreas de economia, administração, extensão e sociologia rural, a fim de promover e estimular o debate de temas e fatos de importância econômica e social, bem como colaborar no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil e de outras partes do mundo.

Foco e Escopo

A RESR publica contribuições inéditas derivadas de pesquisas científicas, quais sejam, artigos originais e revisões da literatura, escritos em português, inglês e/ou espanhol e que tenham como objeto de análise assuntos e questões sobre a evolução, problemas, situação atual, tendências e mudanças na agropecuária, na agroindústria e nas questões rurais.

A RESR cobre uma variedade de tópicos, tais como:

  • economia e gestão do agronegócio;
  • gestão de projetos e operações no agronegócio;
  • estruturas e modelos de gestão no agronegócio;
  • gestão de cadeias de suprimento e demanda no agronegócio;
  • comercialização, mercados e preços;
  • políticas macroeconômicas e agronegócio;
  • comércio internacional e internacionalização de empresas do agronegócio;
  • agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento sustentável;
  • estrutura e dinâmica dos sistemas agroalimentares e cadeias agroindustriais;
  • agricultura familiar e ruralidade;
  • desenvolvimento territorial;
  • questões sociais relacionadas ao ambiente rural e de agronegócio;
  • ciência, pesquisa e tecnologia na agricultura e no agronegócio; e
  • instituições e desenvolvimento social no agronegócio e evolução e estrutura da agropecuária no Brasil.

O público-alvo da RESR são professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de mercado.

Indicadores

  • Google Scholar Índice H-5: 19
  • SJR/Scopus Índice H: 21
  • Scopus CiteScore 2023: 1.1
                 SJR 2023: 0.281
                 SNIP 2023: 0.536

Fontes de indexação

Indexadores

Diretórios

Repositórios temáticos

Preservação Digital

A Revista de Economia e Sociologia Rural conta com a preservação digital LOCKSS da Cariniana (Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital), através da parceria estabelecida pela Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Conquistas e histórico

2023-2024

  • Revisão completa das políticas e instruções aos autores, visando ampliar e sistematizar a adoção de melhores práticas recomendadas.
  • Criada política sobre Ciência Aberta.
  • Criada política sobre utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
  • Criada política sobre recomendações para reportar resultados de pesquisa (Reporting guidelines).

2021

2020

  • Passou a exigir e publicar ORCID de todos os autores.

2015

  • Adoção da licença CC BY 4.0 a partir da publicação do Volume 53, Número 2 em 2015.

2006

  • Indexação na Scopus.
  • Indexação na CABI Abstracts.

2003

  • Aceite para indexação em SciELO.

2002

  • Início da publicação online.
  • Adoção da licença CC BY NC 4.0.
  • Obtenção do ISSN online 1806-9479.

1988

  • Alteração para o título atual, Revista de Economia e Sociologia Rural (ISSN impresso 0103-2003), com a publicação da edição do Volume 26, Número 1 em 1988, em continuação ao título anterior.

1968

  • Início da publicação sob o título Revista de Economia Rural (ISSN impresso 0100-4905).

Fontes de financiamento

Editora (publisher)

A RESR é mantida pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

Agências de fomento

Atualmente, a RESR não recebe financiamento de agências de fomento. O periódico já recebeu apoio financeiro do CNPq em 2021.

Patrocinadores e anúncios

A RESR não conta com a possibilidade de recebimento de patrocínio de outras organizações e também não veicula anúncios como forma de recebimento de verbas adicionais.

Taxas de submissão e publicação de artigos

A RESR cobra taxas de submissão (tramitação) e de publicação (ver Taxa de processamento e publicação).

Ciência aberta

A Revista de Economia e Sociologia Rural apoia a Ciência Aberta e vem estudando para incentivar e ampliar a sua adoção. Algumas iniciativas já implementadas incluem:

  • Publicar segundo o modelo Acesso Aberto Dourado.
  • Aceitar submissões previamente publicadas em servidores de preprint.
  • Apresentar o nome dos editores responsáveis pela tramitação e decisão das submissões publicadas.
  • Exigir e publicar a declaração dos autores sobre a disponibilidade dos dados da pesquisa.
  • Incentivar o compartilhamento e citação de dados depositados em repositórios.
  • Exigir o ORCID para todos os autores.
  • Digitalizar e disponibilizar todo o acervo histórico.
  • Encorajar autores para que adotem roteiros e checklists para reportar resultados de forma a ampliar a transparência, qualidade e reprodutibilidade.
  • Recomendar a adoção das diretrizes SAGER para promover a inclusividade e equidade, além da responsabilidade ética, transparência, qualidade e reprodutibilidade.

Outras iniciativas, como ampliar a aderência da revista às TOP Guidelines para a promoção de abertura e transparência, à promoção aos princípios de Diversidade, Equidade, Inclusividade, Acessibilidade e Acessibilidade (DEIA), e às diferentes modalidades para abertura do processo de avaliação por pares, continuam a ser estudadas em consulta à comunidade, para que possam ser implementadas de modo gradual e sustentável.

Copyright (direitos autorais)

Os autores das contribuições publicadas na RESR retêm todos os direitos autorais de seu trabalho sem restrições e concordam em publicá-lo no periódico sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), concedendo à revista o direito de primeira publicação e, em caráter não exclusivo, o direito de reproduzir e distribuir o trabalho publicado em meio eletrônico e impresso, bem como incluí-lo em bases de dados, diretórios e índices nacionais e internacionais.

Acesso aberto e licenciamento

O periódico  adota o modelo de Acesso Aberto Dourado, licenciando os trabalhos publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), que concede permissão a terceiros para distribuir, modificar, adaptar e criar trabalhos derivados com base no material publicado, mesmo para fins comerciais, desde que seja dada a devida atribuição ao trabalho original publicado e aos autores.

A RESR adota essa licença desde a publicação da edição do Volume 53, Número 2 em 2015.

A licença anterior era CC BY NC (ver Conquistas e histórico).

Autoarquivamento

A RESR encoraja os autores para que, sob as condições da licença de Acesso Aberto de seus trabalhos publicados, celebrem acordos separados e não exclusivos para a distribuição e autoarquivamento de seu artigo publicado, sem embargos, tão logo este esteja disponível online. Exemplos de autoarquivamento incluem a sua publicação em blogs pessoais, repositórios institucionais, mídias sociais acadêmicas ou pessoais, ou até mesmo a sua publicação como capítulo de livro. Ao realizar a postagem ou publicação de seu trabalho, os autores devem sempre se certificar de citar e realizar o devido referenciamento à publicação inicial na RESR, incluindo o DOI do artigo publicado.

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Revista de Economia e Sociologia Rural
  • Título abreviado: Rev. Econ. Sociol. Rural (Online)
  • Publicação de: Brasília DF: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1968

Websites e Mídias Sociais

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