Revista de Economia e Sociologia Rural
http://www.resr.periodikos.com.br/article/5d8a65170e88252b3bc51225
Revista de Economia e Sociologia Rural
ARTIGO ORIGINAL

VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE PRODUÇÃO NA AGRICULTURA ALTERNATIVA

RICHARD DOMINGUES DULLEY; MARISTELA SIMÕES DO CARMO

Downloads: 5
Views: 1302

Resumo

O principal objetivo da presente pesquisa é investigar a viabilidade econômica da produção chamada alternativa, poupadora de insumos ou orgânica. Além disso, propõe-se a caracterizar as técnicas de produção e as exigências ffsicas dos fatores empregados nessa agricultura. O conceito empregado na definição desses sistemas de produção envolve a concepção da agricultura em bases auto- sustentáveis para o aumento da produtividade do solo, que no caso é tratado como um organismo vivo, complexo e não apenas como substrato morto para a fixação das plantas. Diz respeito a sistemas que empregam a diversificação da propriedade, utilizam intensamente a matéria orgânica, minimizam o uso de energia fóssil e praticam o cultivo mínimo e a integração animal-vegetal. A partir de estudos de rentabilidade econômica, analisa os resultados econômicos aos níveis de cada linha de exploração e da propriedade como um todo, dentro de um enfoque sistêmico e holístico, utilizando a metodologia de custos operacionais do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Os dados foram levantados diretamente junto aos agricultores num total de vinte, mas os resultados apresentados; no presente, se referem a cinco propriedades, cujos dados já foram elaborados, encontrando-se disponíveis. Da análise desses dados, ainda que parciais e em pequeno número, pode-se concluir que o empreendimento dito alternativo é viável técnica e economicamente a nível comercial. Os resultados desse trabalho abrem também perspectivas para futuras linhas de investigação no campo da pesquisa agrícola.

Palavras-chave

agricultura alternativa, agricultura orgânica, agricultura poupadora de insumos, viabilidade econômica, custos de produção, estudos de casos

Referências

MATSUNAGA, M. et alii. Metodologia de custo de produção na agricultura. Agricultura em São Paulo. 1:123-39, 1976.

ESTADOS UNIDOS - United States Departament of Agriculture - Relatório e Recomendações sobre Agricultura Orgânica. Brasília, CNPq/Coordenação Editorial, 128p., 1984.

WOLF, R. Today's organic farmers. ln: Organic farming: yesterday's and tomorrow's agriculture. S.I. Rodale, 1977. Cap. 2, p. 79-106.

5d8a65170e88252b3bc51225 resr Articles
Links & Downloads

resr

Share this page
Page Sections