ANÁLISE DA EFICIÊNCIA E COMPETITIVIDADE NO SISTEMA DE COMERCIALIZAÇÃO DE FEIJÃO
DANILO R.D. AGUIAR; GERALDO S.A. CAMARGO BARROS; HELOISA LEE BURNQUIST; LÉO DA ROCHA FERREIRA.
Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar os preços e as margens de comercializa- ção de feijão como indicadores da eficiência do mercado. Os resultados mostraram que os preços reais não estão aumentando em termos absolutos nos níveis de varejo, atacado e produtor. Os preços do atacado variam antes dos preços do varejo e dos produtores, mas as elasticidades de transmissão de preços foram unitárias ou menores que um. As margens de comercialização não têm aumentado em termos absolutos, mas a margem do varej.o foi mais alta e instável do que a margem do atacado. A participação dos produtores no preço final foi em torno de 63% durante o período analisado. A competição potencial de outros intermedi- ários parece compensar a concentração do mercado atacadista. Assim, não foram encontrados sinais de ineficiência no mercado de feijão.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
20/08/1993
Aceito em:
06/12/1993