The mental map as an instrument to define indicators in complex systems: an application on the environmental knowledge of local horticultural farmers
O mapa mental como instrumento para definir indicadores em sistemas complexos: sua aplicação no conhecimento ambiental local de horticultores
María Luz Blandi; Natalia Agustina Gargoloff; María José Iermanó; María Fernanda Paleologos; Santiago Javier Sarandón
Abstract
Keywords
Resumo
Resumo: O paradigma reducionista e disciplinar da Revolução Verde coexiste com o paradigma emergente da complexidade, o qual valoriza o holístico e o interdisciplinar. A Agroecologia promove a necessidade de compreender as múltiplas relações biofísicas existentes nos agroecossistemas, e isso exige o desenvolvimento de novas ferramentas metodológicas. Os indicadores de sustentabilidade são um exemplo disso. No entanto, sua implementação não é simples, pois requer um instrumento que simplifique a construção de tais indicadores. O objetivo deste trabalho é utilizar o “mapa mental” como guia para o desenvolvimento e a aplicação de indicadores. O gráfico segue o caminho conceitual que facilita o entendimento da variável e sua desagregação em unidades de análise menores e mensuráveis, ou seja, os indicadores. O mapa mental criado possui duas etapas: o desenvolvimento dos indicadores e sua aplicação. Sua utilidade é apresentada em um estudo de caso que aborda o conhecimento ambiental local (LEK). Os resultados deste trabalho mostram que a complexidade pode ser traduzida em variáveis quantificáveis, mensuráveis e comparáveis, sem que isso represente a perda de suas características. Além disso, comprova que a ferramenta criada facilita a avaliação e a compreensão do funcionamento dos agroecossistemas, o que contribui para a tomada de decisões.
Palavras-chave
Referências
Abbona, E. A. (2017).
Albuquerque, U. P., Farias de Paiva Lucena, R., & Alencar, N. L. (2010). Métodos e técnicas para colecta de dados etnobiológicos. In: U.P. Albuquerque, R. Farias de Paiva Lucena & L.V.F.C. Cunha (Eds.),
Altieri, M. A., & Nicholls, C. I. (2020).
Anderson, C. R., Bruil, J., Chappell, M. J., Kiss, C., & Pimbert, M. P. (2019). From transition to domains of transformation: Getting to sustainable and just food systems through agroecology.
Andrade, F. (2011).
Blandi, M. L. (2016)
Blandi, M. L., Paleologos, M. F., Sarandón, S. J., & Veiga, I. (2013). Identificación de impedimentos para avanzar hacia una “conducta sustentable” en pequeños horticultores de La Plata, Argentina.
Bockstaller, C. L., Guichard, L., Makowski, D., Aveline, A., Girardin, P., & Plantureux, S. (2008). Agri-environmental indicators to assess cropping and farming systems. A review.
Carlos, S. M., da Cunha, D. A., & Pires, M. V. (2019). Conhecimento sobre mudanças climáticas implica em adaptação? Análise de agricultores do Nordeste brasileiro.
Chango Amaguaña, E. F. (2014).
Deluchi, S. G., Flores, C. C., & Sarandón, S. J. (2015). Análisis de la sustentabilidad del uso del recurso hídrico bajo tres estilos de producción hortícola en el Cinturón Hortícola Platense.
Demazière, D., & Dubar, C. (2010). Analyser les entretiens biographiques. L’exemple de récitsd’insertion.
Flores, C. C., & Sarandón, S. J. (2014). Manejo de la biodiversidad en agroecosistemas. In S.J. Sarandón & C.C. Flores (Eds.),
Gargoloff, N. A. (2018).
Gliessman, S. R., Rosada-May, F. J., Guadarrama-Zugasti, C., Jedlicka, J., Cohn, A., Mendez, V. E., Cohen, R., Trujillo, L., Bacon, C., & Jaffe, R. (2007). Agroecología: promoviendo una transición hacia la sostenibilidad.
Guzmán Casado, G., & Morales Hernández, J. (2012). Agroecología y agricultura ecológica. Aportes y sinergias para incrementar la sustentabilidad agraria.
Guzmán Casado, G., González de Molina, M., & Sevilla Guzmán, E. (2000).
Ianni, E., Geneletti, D., & Ciolli, M. (2015). Revitalizing traditional ecological knowledge: a study in an alpine rural community.
Iermanó, M. J., Sarandón, S. J., Tamagno, L. N., & Maggio, A. D. (2015). Evaluación de la agrobiodiversidad funcional como indicador del “potencial de regulación biótica” en agroecosistemas del sudeste bonaerense.
Jónsdóttir, E. M. (2011).
Jónsson, J. O. G., Davidsdóttir, B., Jónsdottir, E. M., Kristindóttir, S. M., & Ragnarsdóttir, K. V. (2016). Soil indicators for sustainable development: a transdisciplinary approach for indicator development using expert stakeholders.
Kaplan, R., Schuck, N. W., & Doeller, C. F. (2017). The role of mental maps in decision-making.
Kuhn, S. T. (2011).
Leff, E. (2019). Ecotechnological productivity: the emergence of a concept, its implications and applications for sustainable development.
Louwagie, G., Northey, G., Finn, J. A., & Purvis, G. (2012). Development of indicators for assessment of the environmental impact of livestock farming in Ireland using the Agri-environmental Footprint Index.
Marandure, T., Mapiye, C., Makombe, G., & Dzama, K. (2017). Indicator-based sustainability assessment of the smallholder beef cattle production system in South Africa.
Martin, G. J. (2000).
Martín-Crespo Blanco, M. C., & Salamanca Castro, A. B. (2007). El muestreo en la investigación cualitativa.
Mello Amorozo, M.C. & Viertler, R.B. (2010). A abordagem qualitative na coleta e análise de dados em Etnobiológica e Etnoecológica. In: U.P. Albuquerque, R. Farias de Paiva Lucena & L.V.F.C. Cunha (Eds.),
Minayo, M. C. S., & Minayo-Gómez, C. (2003). Difíceis e possíveis relações entre métodos quantitativos e qualitativos nos estudos de problemas de saúde. In P. Goldenberg, R. M. G. Marsiglia & M. H. A. Gomes (Orgs.),
Morin, E. (2000). Por una reforma del pensamiento.
Muñoz González, J. M., Ariza Carrasco, C., & Sampedro Requena, B. E. (2015). La aplicación de los mapas mentales en educación primaria.
Ravetz, J., & Funtowicz, S. (2015). Post-normal science. In S. Meisch, J. Lundershausen, L. Bossert & M. Rockoff.
Roboredo, D., Bergamasco, S. M. P. P., & Bleich, M. E. (2016). Aggregate index of social–environmental sustainability to evaluate the social–environmental quality in a watershed in the Southern Amazon.
Sarandón, S. J., & Flores, C. C. (2009). Evaluación de la sustentabilidad en agroecosistemas: una propuesta metodológica.
Sarandón, S. J., Zuluaga, M. S., Cieza, R., Gómez, C., Janjetic, L., & Negrete, E. (2006). Evaluación de la sustentabilidad de sistemas agrícolas de fincas en Misiones, Argentina, mediante el uso de indicadores.
Silva-Laya, S. J., Pérez-Martínez, S., & Ríos-Osorio, L. A. (2016). Evaluación agroecológica de sistemas hortícolas de dos zonas del oriente antioqueño, Colombia.
Speelman, E. N., López-Ridaura, S., Colomer, N. A., Astier, M., & Masera, O. R. (2007). Ten years of sustainability evaluation using the MESMIS framework: Lessons learned from its application in 28 Latin American case studies.
Sullivan-Wiley, K., & Teller, A. (2020). The integrated socio-perceptual approach: Using ecological mental maps and future imaginaries to understand land use decisions.
Teixeira, C. T. M., & Pires, M. L. L. S. (2017). Análise da relação entre produção agroecológica, resiliência e reprodução social da agricultura familiar no Sertão do Araripe.
Toledo, V. M. (2005). La memoria tradicional: la importancia agroecológica de los saberes locales.
Toledo, V. M., & Barrera-Bassols, N. (2008). La memoria biocultural, la importancia ecológica de las sabidurías tradicionales. Icaria editorial. Junta de Andalucía. Consejería de Agricultura y Pesca.
United Nations Environment Programme. (2000, Mayo 15-26).
Van Hulst, F., Ellis, R., Prager, K., & Msika, J. (2020). Using co-constructed mental models to understand stakeholder perspectives on agro-ecology.
Viglizzo, E. F., Frank, F., Bernardos, J., Buschiazzo, D. E., & Cabo, S. (2006). A rapid method for assessing the environmental performance of commercial farms in the pampas of Argentina.
Villalustre Martínez, L., & Del Moral Pérez, M. E. (2010). Mapas conceptuales, mapas mentales y líneas temporales: objetos “de” aprendizaje y “para” el aprendizaje en Ruralnet.
Submetido em:
30/01/2020
Aceito em:
17/02/2021