Preparação do manuscrito
Antes de iniciar a preparação do seu texto, certifique-se de ler as Políticas gerais e as Diretrizes e arquivos para submissão. Se o texto e documentos enviados não estiverem aderentes às políticas editoriais e às instruções aos autores da revista, a sua submissão será devolvida ou recusada antes mesmo de ser enviada para avaliação.
Deve estar completo com os conteúdos a serem avaliados, isto é, apresentar as figuras, tabelas e demais elementos que estejam citados dentro do manuscrito.
Formato e atributos do arquivo
- Submeter o texto do manuscrito em formato DOCX da Microsoft Office ©.
- O arquivo deve estar livre de dados que identifiquem os autores, para garantir a avaliação anônima.
- O texto deve ter 20 páginas no máximo (folhas tamanho A4, margens de exatamente 2,5 centímetros, espaçamento simples, e fonte Times New Roman tamanho 12), incluindo Notas de Rodapé, Tabelas, Figuras, Referências Bibliográficas e Anexos. Textos com mais de 20 páginas não serão aceitos.
- Figuras podem ser enviadas também em arquivos separados do manuscrito para garantir maior qualidade, desde que seu conteúdo seja o mesmo das figuras apresentadas no corpo do texto.
- Artigos em português devem apresentar (em todo o texto e conteúdo de tabelas e figuras) vírgulas como separador decimal e pontos como agrupamento de dígitos. Artigos em inglês devem seguir o padrão oposto, ou seja, pontos como separador decimal e vírgulas como agrupamento de dígitos. Artigos em espanhol podem seguir o padrão corrente do país de origem dos autores ou o padrão brasileiro de notação.
Estrutura do texto
Artigos originais e revisões da literatura/artigos conceituais precisam estar estruturados da seguinte forma:
- Títulos;
- Resumos e palavras-chave;
- Classificação JEL;
- Introdução;
- Fundamentação Teórica;
- Metodologia;
- Resultados e Discussão;
- Conclusões; e
- Referências.
Título do manuscrito
- O título deve ter no máximo 17 palavras.
- Apresentar o título no idioma principal, seguido pelo título traduzido no idioma secundário.
- No idioma principal: deve seguir o idioma do texto completo (português, espanhol, ou inglês).
- No idioma secundário (submissões em português ou espanhol): inglês.
- No idioma secundário (submissões em espanhol ou inglês): português.
Resumos e palavras-chave
- O resumo deve ter no máximo 200 palavras.
- Apresentar o resumo seguido pelas palavras-chave no idioma principal, seguido pela versão no idioma secundário.
- Idioma principal: deve seguir o idioma do texto completo (português, espanhol, ou inglês).
- Idioma secundário (submissões em português ou espanhol): inglês.
- Idioma secundário (submissões em espanhol ou inglês): português.
- Separe as palavras-chave por vírgula e termine com um ponto final.
Exemplo:
Resumo: [Texto do resumo com no máximo 200 palavras no idioma principal].
Palavras-chaves: [Palavras-chave, Idioma principal, Separadas por vírgula, Com ponto final].Abstract: [Texto do resumo com no máximo 200 palavras no idioma secundário].
Keywords: [Palavras-chave, Idioma secundário, Separadas por vírgula, Com ponto final].
Classificação JEL
Inserir, após os resumos e palavras-chave, a Classificação do Journal of Economic Literature (JEL). Em caso de dúvida, acesse o link: https://www.aeaweb.org/econlit/jelCodes.php.
Exemplo:
JEL Classification: Q3
Licenças e copyright
Sempre que os autores utilizarem imagens, tabelas ou outros conteúdos de terceiros, seja na íntegra, redesenhada em nova versão, ou apenas como inspiração, é necessário que seja obtida a devida autorização por escrito do autor ou do detentor do copyright e incluída a respectiva citação, com a indicação da fonte e crédito.
Unidades de medida
Recomenda-se que as unidades de medida sejam apresentadas no padrão internacional. A seguir, tabela apresentando algumas sugestões de como utilizar as unidades de medida:
Unidade de medida |
Como deve ser apresentada |
Kilos, quilos |
kg |
Calorias |
kcal 406 kcal |
mililitros ou microlitros |
20 mL 200 μL |
Micromol |
μmol |
Micrograma |
µg |
Milímetros |
2.1 mm × 200 mm 262 mm × 452 mm × 335 mm |
Fórmulas químicas |
(H2O2) FeSO4 |
Potencial hidrogeniônico |
pH 8.0 |
Miligrama |
10-50 mg |
Sinal de mais ou menos |
252.83 ± 8.53 |
Multiplicação |
150 mm × 4.6 mm |
MPa por minuto ou segundo |
150 MPa/5 min 900 MPa/300 s |
Miligramas por mililitros |
9.0 mg/mL |
Miligramas por grama |
3.30 mg/100 g |
Miligramas por quilo |
300 mg/kg |
Notas: Unidades de medida devem estar separadas dos valores. |
Abreviações e símbolos
Todas as siglas utilizadas no texto devem ser descritas por extenso em sua primeira ocorrência no texto, mesmo que já tenham sido definidas nos resumos.
Notas de rodapé
Todas as fontes dos dados e modelos utilizados no texto devem ser citadas, e os procedimentos metodológicos e de estimação adotados devem ser detalhados, podendo ser apresentados através de notas de rodapé. Ao utilizar notas de rodapé, atentar para que estejam inseridas utilizando a ferramenta de notas nativa do editor de texto.
As Notas de Rodapé devem ser numeradas, consecutivamente, ao longo do texto e utilizadas apenas quando efetivamente necessárias, e não devem ser usadas para apresentar as referências bibliográficas. Para obter instruções de como apresentar as referências bibliográficas no manuscrito, acesse a seção “Referências e citações”.
Uso de cores
Embora a utilização de cores seja permitida, é importante que os autores (ou profissionais contratados para edição) se esforcem para garantir que o uso de cor não prejudique o entendimento para leitores com algum distúrbio de visão. Recomendamos que os seguintes recursos sejam consultados antes de preparar figuras ou tabelas utilizando cores:
- How to make scientific figures accessible to readers with color-blindness (2019, Science News,The American Society for Cell Biology)
- Wong, B. Points of view: Color blindness. Nat Methods 8, 441 (2011). https://doi.org/10.1038/nmeth.1618
Figuras
Gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações, etc. devem seguir as orientações:
- Apresentar alta qualidade e legibilidade (ver Resolução e formatos).
- Estar inseridos no corpo do documento logo após a sua primeira citação;
- Ser citados como Figura (Figura 1, Figura 2, Figuras 3-7, etc.) em ordem crescente a suas citações.
- Observar e seguir as orientações das seções "Uso de cores" e "Edição e manipulação".
- A legenda das Figuras deve identificar e descrever claramente quaisquer elementos visuais utilizados para destacar pontos de interesse nas Figuras (setas, símbolos, letras, números, etc.).
- Figuras contendo fotos de pessoas devem garantir que elas não possam ser identificadas, exceto nos casos em que a sua utilização tenha sido autorizada especificamente para a publicação no artigo (ver Licenças e copyright).
Resolução e formatos
Gráficos, fotografias, esquemas, ilustrações, etc. devem ser enviados no formato JPG, com alta qualidade. Recomendamos que os autores (ou profissionais contratados para edição) sigam as seguintes orientações:
- Imagine se a figura será publicada ocupando a largura da página toda ou de uma coluna e então tenha certeza de que permite a perfeita leitura de todos os textos e símbolos utilizados.
- Se você imagina que a figura usará a largura de uma página, envie-a com uma largura entre 2500 e 5000 pixels.
- Se você imagina que a figura usará a largura de uma coluna (ou meia página), envie-a com uma largura entre 1200 e 2400 pixels.
Edição e manipulação
Ao preparar suas imagens, tome cuidado ao utilizar filtros ou outro tipo de edição para incluir destaques, etc. As imagens não devem ser manipuladas ou ajustadas em excesso, de forma que possam causar a má interpretação das informações. Recomendamos que os autores (ou profissionais contratados para edição) observem as dicas e exemplos a seguir:
- "What's in a picture? The temptation of image manipulation" (Mike Rossner, Kenneth M. Yamada. J Cell Biol 5 July 2004; 166 (1): 11–15. doi: https://doi.org/10.1083/jcb.200406019).
- Digital Images and Misconduct. (Council of Science Editors, White Paper on Publication Ethics).
Tabelas e quadros
Quadros e tabelas devem estar em formato editável e apresentados ao final do manuscrito. Devem ser numerados seguindo a ordem de citação no texto e elaborados utilizando a ferramenta de tabelas do Microsoft Word ou redator de texto correspondente, e nunca devem ser construídos utilizando espaços, tabulações ou caixas de texto.
Devem ser numerados e conter título e fonte de informação. No texto, os autores devem identificar o local onde tais elementos devem ser inseridos. O arquivo deve ser editável e, portanto, não ter sido retirado de outros arquivos, como um print screen, por exemplo.
Caso utilize símbolos ou siglas no conteúdo da tabela, mesmo que explicado no texto, seu significado deve estar indicado na legenda da respectiva tabela, junto da fonte de informação.
Referências e citações
A RESR, buscando ampliar sua aderência à promoção dos Princípios DEIA – Diversidade, Equidade, Inclusividade e Acessibilidade –, aceita que os autores enviem suas referências bibliográficas em qualquer estilo, desde que sigam as seguintes diretrizes abaixo. As referências serão padronizadas pela equipe de produção da revista para o padrão da norma APA (American Psychological Association) antes da publicação dos artigos aprovados.
- Precisam estar no formato autor, data.
- Toda referência deve estar citada no texto.
- Todo material citado precisa estar listado no final do manuscrito.
Pós-aceite e publicação
Após receber a carta de aceite provisória, os autores devem ficar atentos às seguintes etapas, para não atrasar a publicação.
Opção de publicação bilíngue
As submissões aprovadas em português ou espanhol terão a opção de publicação no idioma original juntamente com versão em inglês, para alcançar maior impacto entre os leitores internacionais.
Pagamento da taxa de publicação
Os autores devem seguir as instruções da política de Taxas de processamento da revista para realizar o pagamento da taxa de acordo com a opção de publicação, em um ou dois idiomas, e enviar o comprovante, conforme mensagem enviada pela equipe da revista.
Revisão e tradução de linguagem
É responsabilidade dos autores enviar:
- A versão revisada gramaticalmente, juntamente com uma declaração de profissional ou empresa especializada atestando a revisão no idioma da versão aprovada a ser publicada.
- Para publicação bilíngue: O texto completo na versão traduzida, juntamente com uma declaração de tradução emitida por profissional ou empresa especializada.
- Arcar com os custos de revisão e tradução (ver Idiomas de avaliação e publicação).
Revisão de conteúdo e layout
Após o recebimento das versões revisadas/traduzidas, a equipe da RESR realizará os procedimentos necessários para publicação. Os autores terão duas oportunidades para a revisão da versão que será publicada:
- Prova de conteúdo (arquivo DOCX): o autor deve responder às pendências identificadas pela equipe em até 48 horas. Caso necessário, é permitido realizar ajustes menores no texto.
- Prova de layout (arquivo PDF): o autor deve responder às pendências identificadas pela equipe em até 48 horas. Não são permitidas alterações de conteúdo, exceto em casos graves, que precisam ser justificadas pelos autores e aprovadas pelo editor.
Correções após a publicação
Se os autores identificarem a necessidade de alterações e correções após a publicação do artigo, estas devem ser comunicadas pronta e detalhadamente para que a equipe da revista tome as medidas necessárias para corrigir a literatura.
Ordem e prioridade de publicação
Cabe ao Editor-chefe e ao corpo de Editores associados da RESR a escolha dos textos que serão publicados em cada número da revista, considerando-se os seguintes critérios: data inicial de submissão, pluralidade institucional dos primeiros autores, pluralidade de assuntos (salvo em números temáticos) e existência de artigos internacionais.